sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Contra Nadal, Federer tenta evitar sair do top 5 pela 1ª vez em 10 anos 1


Rafael Nadal e Roger Federer já se enfrentaram 30 vezes, e muitas dessas partidas foram históricas, como a épica final de Wimbledon-2008, considerada por muitos a melhor partida de tênis em todos os tempos - vitória de Nadal por 3 sets a 2. Mas o clássico ganha contornos dramáticos nesta sexta-feira, nas quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati, quando Federer precisa vencer o espanhol para evitar, pela primeira vez em 10 anos, que apareça fora do top 5 do ranking da ATP.

O suíço, nesta semana, aparece em 5° no ranking. É a sexta semana seguida nesta posição - desde que foi eliminado na segunda rodada de Wimbledon, no final de junho. E mesmo essa posição já é rara para Federer: não aparecia nela desde 23 de junho de 2003. 

Abaixo disso, então, piora: a última vez que figurou em 6° foi na semana de 10 de fevereiro de 2003. À época, a melhor posição do então jovem de 22 anos. Pouco antes, em outubro de 2002, ele ainda aparecia em 13° - ou seja, a sexta posição apenas comprovava sua evolução.

Desde então, passados 10 anos, o suíço passou a ser considerado o melhor jogador de tênis de todos os tempos; colecionou 77 títulos, sendo 17 títulos de Grand Slam; e o recorde de 237 semanas consecutivas com número um do mundo (e só saiu de lá nas mãos de quem pode tirá-lo do top 5 nesta sexta - Rafael Nadal).

Enquanto o espanhol vive ano mágico, surpreendendo ao mundo ao conquistar oito títulos depois de ficar afastado por meses para se recuperar de cirurgia no joelho, o suíço tem um 2013 dramático: conquistou apenas um título, em Halle, e caindo nas semifinais no Aberto da Austrália, nas quartas de Roland Garros e na segunda rodada de Wimbledon. Ele arriscou até mudar de raquete, mas já desistiu de usar a nova - que é maior que a sua usual - no Aberto dos EUA, que começa no final do mês.

Para que não caia do top 5, Federer precisará vencer de qualquer maneira Nadal, em partida que não começa antes de 20h (de brasília). Caso perca, será ultrapassado de qualquer maneira pelo tcheco Tomás Berdych, que também está nas quartas em Cincinnati. E pode cair para sétimo, caso o argentino Juan Martín Del Potro vença, também nesta sexta, o russo Dmitry Tursunov.

Fonte:  http://esporte.uol.com.br/tenis/ultimas-noticias/2013/08/16/contra-nadal-federer-tenta-evitar-sair-do-top-5-pela-1-vez-em-10-anos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário