Espanhol já venceu por oito vezes a competição no Principado de Mônaco e tenta deixar Guillermo Vilas, octacampeão em Buenos Aires, para trás.
O espanhol Rafael Nadal embarca nessa sexta-feira para Monte Carlo para disputar na próxima semana o primeiro Masters 1000 sobre o saibro na temporada. O número 5 do ranking buscará no Principado de Mônaco sua nona taça - de maneira consecutiva -, algo que ninguém alcançou na Era Aberta do tênis (desde 1968).
O jogador de 26 anos é o autêntico dominador da terra batida (são 266 vitórias contra apenas 20 reveses - um aproveitamento de 93%) e do evento francês, onde ganhou oito títulos e somente acumulou uma derrota em 2003 diante do argentino Guillermo Coria nas oitavas de final. Na ocasião, Rafa tinha apenas 16 anos de idade.
Pode-se dizer que, junto com Roland Garros, Monte Carlo é o torneio preferido do espanhol. E, para 2013, os principais rivais na disputa são Novak Djokovic e Andy Murray, já que Roger Federer e David Ferrer são ausências confirmadas para a competição
Desfalque em Miami para se recuperar do desgaste do joelho esquerdo, região que o deixou afastado do circuito por sete meses, Nadal treinou em Manacor e viaja para Monte Carlo com esperança de novo título, mesmo que considere que as condições que mostrará em quadra não serão as mesmas dos anos passados.
"Depois de uma gira dura e de um treinamento, o joelho ficou mais dolorido do que havia esperado. Mas esses últimos dias estou muito melhor, é verdade. Estou me encontrando em melhore condições do joelho", declarou o heptacampeão de Roland Garros. "Não pode se ganhar sempre. Estou preparado para que as coisas não ocorram tão bem como até agora", avisou.
A suposta nona vitória de Nadal em Monte Carlo significaria um novo recorde na Era Aberta, o maior número de vitórias em um torneio por parte do mesmo jogador. Até aqui, Rafa divide a liderança com o argentino Guillermo Vilas e seus oito troféus em Buenos Aires (1973, '74, '75, '76, '77, '77(2), '79, '82).
Em um segundo escalão, Nadal está também bem localizado com suas sete taças em Roland Garros, as sete do ATP 500 de Barcelona e os sete troféus de Pete Sampras em Wimbledon. Fora da Era Aberta (antes de 1968), só um tenista supera o possível recorde de Nadal - trata-se do francês Jean Borotra, que ganhou 11 vezes o British Covered Championship.
Fonte: http://revistatenis.uol.com.br/Edicoes/0/Artigo280905-1.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário