Desde que voltou a jogar, o espanhol vem melhorando a cada jogo, e parece que sua gana por vitórias se renovou. Se antes ele era mais rápido e indestrutível, hoje ele é mais inteligente e agressivo. Não vamos querer comparar sua agressividade ao Federer ou a um jogador que vive disso. Ele evoluiu e percebeu que precisa ser sólido, mas também um pouco mais contundente.

Hoje contra o Berdych - que é um dos jogadores mais agressivos do circuito - ele conseguiu ser firme e agressivo nas horas importantes. Quando precisou, usou de sua inteligência e foi cirúrgico com suas passadas e correrias que todos conhecemos.

Não sei se ele voltou e não vai sentir mais os problemas, mas posso garantir depois deste Indian Wells que ele voltou renovado e mais competitivo que antes. O tempo vai dizer se ele vai aguentar fisicamente. Pelo bem do tênis e para ter um cara no nível do Djokovic semanalmente, espero que sim. 6-4 7-5 no Berdych foi mais um recado a todos que não acreditavam ou duvidavam que Nadal voltaria com tudo. Eu duvidava.