quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nadal passeou, Djokovic se arrastou

O circuito mudou nos últimos anos, mas algumas características continuam intactas.

Sempre vimos no meio jogadores que adoram jogar no saibro, outros que fazem da quadra rápida seu ganha pão e até aqueles que ficam esperando a grama para quem sabe aparecerem na foto. É bem verdade que antes a diferença era maior, mas ainda acontece.

Se antes os jogadores de saibro ganhavam quase todos os jogos nessa quadra, vemos que agora a distância diminuiu e mesmo os caras que são extremamente agressivos conseguem trocar bolas e mais bolas de fundo.

Lembro bem que antes os americanos deslizavam no saibro como se estivessem em uma quadra de gelo. Hoje já vemos que eles ganham torneios e complicam os melhores do mundo. É só lembrar da batalha do Isner com o Nadal em Roland Garros.

Nessa pegada começou Monte Carlo. Torneio dominado pelo Nadal e que na sua história só grandes feras do saibro venceram lá. Algum sacador venceu lá? Não. Falando dos últimos 20 anos. Nadal venceu 8 vezes, Muster 3 vezes, Guga e Ferrero 2 vezes, e Coria, Moya, Medvedev, Pioline, Rios uma cada um. Se voltarmos mais ainda temos Bruguera, Chesnokov, Mancini, Wilander... Só fera que adora uma correria, um jogo longo, sofrimento...

Em 2013 parece que os grandes nomes vão continuar aparecendo na lista de campeões. Nadal e Djokovic venceram. É bem verdade que de formas diferentes. O espanhol não teve nenhum problema e o Djoko suou sangue contra o Youzhny.

Não deu par ver se o Nadal está realmente voando. O australiano Matosevic errou demais e mostrou suas dificuldades no saibro. Contra um Nadal, ele tem poucas ou nenhuma chance no saibro.

O Djokovic deixou dúvidas. Achei o sérvio muito defensivo e duvidando demais das suas bolas de definição. Quando ele fica apenas defendendo seu jogo e não machuca o adversário, ele fica ganhável. Por isso vimos um russo - mesmo errando mais que no passado - complicando demais o jogo. Perdeu a chance no 4-3 do terceiro e pareceu não acreditar que podia vencer. Não gosto do "SE", mas hoje se ele acreditasse um pouco...

Nos outros jogos Berdych venceu, Cilic venceu e Wawrinka venceu. Quem não conseguiu repetir as velhas apresentações foi o Almagro, que perdeu do Melzer.

Monte Carlo começa a ficar interessante.
 
Fonte: http://www.espn.com.br/post/323548_nadal-passeou-djokovic-se-arrastou

Nenhum comentário:

Postar um comentário