terça-feira, 21 de maio de 2013

Paris-2008: Nadal dá até 'pneu' e Guga diz adeus

Por Sheila Vieira

TenisBrasil já está no clima de Roland Garros e começa nesta terça-feira uma retrospectiva das últimas cinco edições do Grand Slam parisiense, cuja edição de 2013 começa no próximo domingo.

A 107ª edição de Roland Garros, realizada em 2008, consagrou Rafael Nadal como um dos maiores jogadores da história do evento. Ao levar o quarto troféu consecutivo em Paris, o espanhol igualou a marca de títulos seguidos do sueco Bjorn Borg. Nadal pode repetir o feito em 2013.

Antes do início do torneio, um anúncio chocou o tênis mundial: a aposentadoria de Justine Henin. Tetracampeã de Roland Garros e então número 1 do mundo, a belga abandonou abruptamente a carreira, fez com que Maria Sharapova fosse a principal cabeça de chave e deixou o evento sem uma grande favorita.

Outro ídolo de Roland Garros escolheu o evento para se despedir das quadras: o tricampeão Gustavo Kuerten. Convidado pela organização, o catarinense foi derrotado pelo francês Paul-Henri Mathieu e homenageado com um troféu que continha várias camadas do saibro do local.

Uma das partidas mais marcantes da chave feminina em 2008 foi a vitória da russa Dinara Safina sobre a líder do ranking Sharapova, nas oitavas de final. A irmã de Marat Safin também passou por Svetlana Kuznetsova na semi e fez sua primeira final de Slam da carreira. Do outro lado da chave, Ana Ivanovic eliminou Jelena Jankovic em duelo que valeu a liderança do ranking.

Ivanovic marcou 6/4 e 6/3 na decisão contra Safina e venceu seu único título de Slam. Quem lhe deu o troféu foi Henin, justamente a jogadora que havia batido a sérvia na final de 2007. Até hoje, Ivanovic é a única mulher de seu país a conquistar um Slam em simples desde o fim da Iugoslávia.

Na chave masculina, Nadal encontrou Novak Djokovic na semifinal. O sérvio conquistara seu primeiro Slam no mesmo ano em Melbourne. No entanto, o espanhol mostrou seu domínio no saibro e venceu em sets diretos. Já Roger Federer, ainda em busca do único Slam que lhe faltava, bateu Gael Monfils em quatro sets na outra semifinal, dando fim à última grande campanha de um tenista local em Paris.

A final masculina foi um passeio de Nadal sobre Federer, com parciais de 6/1, 6/3 e 6/0. No mês seguinte, o espanhol destronaria o suíço em Wimbledon e depois na liderança do ranking mundial.

Campões de Roland Garros em 2008
Simples masculino: Rafael Nadal (ESP)
Simples feminino: Ana Ivanovic (SER)
Duplas masculinas: Pablo Cuevas (URU)/Luis Horna (PER)
Duplas femininas: Anabel Medina/Virginia Rualo (ESP)
Duplas mistas: Victoria Azarenka (BLR)/Bob Bryan (EUA)
Juvenil masculino: Tsung-hua Yung (TPE)
Juvenil feminino: Simona Halep (ROM)



Fonte: http://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/19985/Paris2008-Nadal-da-ate-pneu-e-Guga-diz-adeus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário