sábado, 2 de março de 2013

Nadal-Ferrer, final em Acapulco.

David Ferrer, tricampeão e atual campeão do Aberto Mexicano (ATP 500) será forçado em Acapulco, na próxima madrugada (03:00 Espanha) contra Rafa Nadal, que também foi campeão deste torneio em 2005. É, portanto, a quarta final consecutiva em Acapulco para Ferrer. David já havia tido problemas com o calor e a umidade nas quartas de final... e precisou de uma boa batalha de duas horas e 23 minutos para dar conta do italiano Fabio Fognini: 6-3, 6-7 e 6-1. A chave foi que Ferrer salvou dez das doze bolas de "break" que alcançou Fognini ante o serviço de David. Em troca, Ferrer aproveitou 5/8 em ponts dequebra, embora só acertou 59% de primeiros serviços.


foton



A duração da partida de Ferrer atrasou o começo do esperado Nadal-Almagro, que começou quase com uma hora de atraso, a 27 graus... e com 80% de umidade relativa no estádio MexTenis, no resort Fairmont. Com serviços próximos de 200km/h, Almagro (campeão em Acapulco em 2008 e 2009) foi adiando Nadal, que também atingiu um primeiro saque a 202. No entanto, os segundos serviços de Nadal caiam entre 135 e 140km/h, o que permitiu a Almagro conseguir um set point no saque de Nadal. Ali, Almagro pecou na ansiedade e terminou precipitadamente uma tensa troca com uma direita na paralela... no corredor. Nadal manteu seu saque e imediatamente quebrou o serviço de Almagro para conquistar o primeiro set com o seu saquem em 7-5 (apesar de uma dupla-falta e 0-30), depois de 59 minutos. Os dois jogadores pingavam de suor e Almagro solicitou a presença do "trainer".
Com 1-1 no segundo set, Nadal teve um 15-40 no serviço de Almagro, que resistiu... mas logo não conseguiu aproveitar um 0-40 quando liderava por 3-2 no segundo set. Foi o momento crucial, o "turning point". Sacando e com muita intensidade, Nadal aguentou como um bravo, algemado a Almagro, com cinco pontos seguidos, confirmou para 3-3 algo que quase ninguém apostava. Em 4-4, e já com clara vantagem psicológica, Nadal conseguiu o segundo e definitivo "break" sobre o serviço de Almagro. No game seguinte, Rafa fechou a noite apesar de cometer sua terceira dupla-falta. Ali, com 30-30, Almagro atacou Nadal de lado a lado: mas Rafa endureceu como nos velhos tempos e, desde a trincheira, forçou o erro de Almagro. No primeiro match-point, uma direita de Almagro foi no corredor e selou o triunfo de um melhoradíssimo Nadal após uma hora e 48 minutos. Os dois espanhois ganharam 72% de pontos com primeiro serviço, onde Nadal conseguiu 66% e Almagro, 64%, com sete aces.
Nadal (44-1 em semifinais em saibro) venceu Almagro nas nove vezes que os dois se enfrentaram. Rafa chega agora contra Ferrer, número quatro do mundo, com vantagem de 16-4 no H2H. Se trata da sétima final entre Ferrer e Nadal na pista. As seis anteriores (quatro em Barcelona, uma em Roma e outra em Monte Carlo) as ganhou... Nadal. 
Fonte: http://tenis.as.com/tenis/2013/03/02/mas_tenis/1362194258_935888.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário