quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"O maior jogo da história"

Final de Wimbledon 2008, o craque/gênio na grama Roger Federer, que depois de virar o craque que é não era parado em Wimbledon, contra Rafael Nadal, o craque/gênio no saibro e o maior ou um dos maiores raçudos já visto no esporte, iriam duelar na grande final de Wimbledon.
Rafa no começo de sua carreira mal sabia correr na grama, sim mal conseguia correr, ele foi se aprimorando, aprimorando até que em 2006 ele chegou à final, mas perdeu para Federer, o que era esperado, depois em 2007 voltou a ser finalista, mas agora ele já sabia ser um baita jogador na grama, mas num jogo absolutamente equilibrado, Rafa perdeu para Federer no 5º set.
E em 2008? Bom, Rafa fez um torneio irretocável até as semifinais, e Federer fez um torneio num bom Nível e chegou lá sem maiores problemas, e a final tão esperada iria acontecer, de um lado Federer e sua genialidade na grama e do outro Nadal que sempre fez Federer de freguês e já sabia como nunca jogar na grama, o duelo prometia muito antes de ocorrer, e de fato cumpriu as expectativas.

1º set - Federer sacava no 3º game do jogo (placar de 1x1) quando teve seu serviço quebrado, após uma linda devolução de revés de Nadal, a partir daí o suíço partiu pra cima do saque do espanhol, chegou a ameaça-lo, mas Nadal seguiu firme e eficiente, e fazendo um set magnífico fechou em 6-4.

2º set - Nadal sacando no 2º game da segunda parcial, bobeou e perdeu seu saque, em seguida, Roger confirmou e o espanhol se viu atrás em 0-3, ai quem partiu pra cima com tudo foi Nadal, até que Federer sacou em 4-2 e num game muito eficiente e agressivo, Nadal devolveu a quebra e voltou no set, no 9º game, (com 4-4), Federer sacou e de novo foi refém de um game brilhante de Nadal, e o que parecia perdido para o espanhol se tornou o melhor dos cenários, ele sacou em 5-4 pra fazer 2x0, teve que salvar break point, mas fechou com muita presença.


3º set - Federer não se abateu, seguiu firme sua luta na partida, teve break points, mas Nadal salvou todos, e quando Federer sacou em 3-3, Nadal abriu 0-40, ali parecia o fim da partida, NÃO! Federer impôs presença, Nadal errou uma bola boba e o suíço virou o seu game e seguiu na luta, e seguiram confirmando até que chegou o tie-break, ai brilhou a estrela do 1º serviço de Federer, fazendo aces como nunca, o suíço fechou o desempate do set em 7-5 e diminuiu a vantagem de Rafa.

4º set - Os dois tenistas perfeitos no serviço, apesar das poucas chances no serviço do adversário, eles estavam fazendo um jogo magnífico desde o primeiro ponto do jogo, o set seguia para o fim e nada de alguém bobear no saque, então só restava o tie-break de novo. Rafa iniciou bem e abriu vantagem, jogando muito bem a vantagem aumentou e ele abriu 5-2 e dois saques no tie-break, ai veio o que nenhum fã do Rafa esperava, o espanhol parou, travou inexplicavelmente, cometeu uma dupla falta e deu um 2º saque curtíssimo convidando Federer ao ataque, o suíço devolveu os dois mini-breaks, Rafa ainda teve um match point sacando, mas levou uma linda passada de esquerda do suíço, que após ganhar um ponto no saque do Rafa mais uma vez, sacou e fechou o tie-break em 8-6 e empatou a decisão em 2-2.

5º set - Torcedores do Federer mais confiantes que nunca, assim como o suíço, e os fãs do Rafa preocupadíssimos, vendo que a possibilidade dele perder a chance de ganhar Wimbledon, seu maior sonho, era enorme, mas Rafa não se abateu e conseguiu ir de igual para igual com Federer, ambos confirmando o saque com perfeição até o 8º game, onde Rafa sacou e se viu diante de um 30-40, se Federer consegue a quebra ele saca para o título, era o ponto mais importante da carreira de Rafa talvez, e ele salvou aquele break-point como verdadeiro campeão que ele é, e empatou o set em 4-4, UFA! Após esse game Federer teve seu saque muito ameaçado por diversas vezes, mas o seu saque parecia indestrutível, ele salvava todos break-points sacando bem demais, e levava Rafa e seus fãs a uma agonia imensa, afinal tantos breaks e o suíço vinha com seu saque e derrubava, por sua vez Rafa sacava sem maiores problemas, então Federer foi sacar no 15º game, com 7-7 no placar ( 5º set em Wimbledon não tem Tie-break ), Nadal abriu 15-40 e o que aconteceu? Federer sacou muito bem mais uma vez, após trocarem duas igualdades no game, Nadal teve mais um break-point, Federer encaixou mais uma vez um brilhante saque, só que dessa vez Rafa devolveu, Federer querendo pressionar bateu uma direita forte e ia subindo a rede, mas a direita foi pra fora e com isso Rafa iria sacar em 8-7 pra conquistar Wimbledon. Game mais importante de sua carreira. Rafa Abriu 15-0 sendo agressivo, Federer logo deu a resposta deixando em 15-15 o 16º game do ultimo set, Rafa retomou bem a vantagem 30-15, mas Federer não desistia e igualou fazendo 30-30, Mas Nadal tava sacando muito bem e chegou ao Match Point, porém Federer achou uma linda devolução de revés e igualou o game, Rafa foi lá mais uma vez e sacou muito bem e conseguiu seu segundo Match Point. Após uma troca de bolas, Federer joga sua Direita na rede e Rafael Nadal conquistou Wimbledon em um jogo Memorável, não foi só o melhor jogo da carreira de Rafa, foi considerado o melhor jogo da história do tênis, com jogadas incríveis e uma reação de Federer que abrilhantou ainda mais o titulo do Espanhol.


Por: Derick

Nenhum comentário:

Postar um comentário