domingo, 30 de dezembro de 2012

"Australian Open 2009 - O Gênio brilhou"

Rafael Nadal buscava seu primeiro título em Melbourne, e 2009 parecia ser o ano que ele estava preparado para conquistar o Aberto da Austrália.
O torneio foi chegando até a reta final e Rafa estava caminhando muito bem rumo ao seu objetivo, até que chegou a semifinal contra Fernando Verdasco.
Parecia que Rafa iria ganhar fácil, mas foi totalmente o inverso e o jogo se transformou em angustia. Verdasco venceu o 1º set em mais de 01h30min e o que parecia tranquilo se transformou em drama. Rafa por sua vez venceu 2º e 3º set com muitas dificuldades e o jogo já estava longo demais e Rafa tinha que fechar em 4º sets pra diminuir o dano físico daquele jogo.
Nada disso, Verdasco levou o set até o Tie Break e começou a fazer barbaridades com seu Drive o jogo que já tinha mais de 5h iria para um 5º set. Em um jogo muito disputado, Rafa venceu em 5º sets em um jogo de praticamente 06h30min.
Seu adversário na final seria Roger Federer, e como estaria Rafael Nadal fisicamente? Pois é, era quase unanime que Rafa não aguentaria jogar no ritmo alto com Roger Federer, mas o espanhol não iria desistir assim.

A FINAL DO AUSTRALIAN OPEN 2009

1º set - Logo no 1º game Nadal quebrou o saque do suíço e largou na frente, mas em um vacilo perdeu a vantagem logo depois, no game seguinte. Rafa foi sacar em 3-2 para Federer, e o que não poderia ocorrer aconteceu, Rafa teve o saque quebrado e deu uma importante vantagem para o suíço de 4-2, porém no game seguinte Nadal resolveu fazer mágica e com uma passada de outro mundo, que nem o suíço acreditou, e um revés lindo na corrida Nadal conseguiu devolver a quebra de saque. Set se encaminhando para o final e Federer foi sacar em 5-5, e Rafael Nadal brilhou no saque do suíço e conseguiu a quebra com uma linda passada foi sacar para fechar o set inicial, e não deu outra Nadal fechou com muita segurança, 7-5 e 1x0 pra ele.

2º set - Rafa conseguiu a vantagem de uma quebra no 5º game do set, mas logo cedeu essa vantagem, isso não poderia acontecer, pois seu estado físico poderia acusar a qualquer momento, para piorar Rafa foi sacar em 3-4 para Federer e cedeu a quebra e o suíço iria sacar para fechar a parcial, e não deu outra, Federer 6-3 e jogo empatado na Rod Laver Arena.

3º set - Um set importante que foi extremamente equilibrado, poucas chances no saque do adversário até Nadal sacar em 4-4 e ceder um 15-40 para Federer, momento delicadíssimo para o espanhol, foi aí que ele cresceu se impôs e salvou o seu saque da quebra, porém quando sacava em 5-5 Federer abriu 0-40 e teve três chances de quebra, pois bem, Rafael Nadal brilhantemente e de maneira incrível salvou seu saque, e Federer ainda teve vantagem após o 0-40 mas Nadal foi implacável, por sua vez o suíço no 6-5 teve dificuldades e muitas, mas se saiu bem e levou o jogo ao Tie-Break, todos confirmando os pontos no saque, até que Federer teve dois saques com o tie-break em 3-2 para Nadal, Federer perdeu um dos pontos para Nadal  e o espanhol teve 4-3 e dois saques, e com dois pontos jogados de maneira brilhante  Nadal abriu 6-3 e tinha 3 set points, no ponto seguinte Federer deu dupla falta e o Espanhol fechou o set, 7-6 com 7x3 no Tie Break.

4º set - Como estaria Rafael Nadal fisicamente? Afinal foram 06h30min com Verdasco e tava sendo jogo longo com Federer, para piorar o suíço logo quebrou o saque de Rafa e abriu 2-0, Rafa logo devolveu a quebra e confirmou depois para fazer 2-2, no 5º game com Federer sacando Nadal teve chances de quebra, mas o suíço salvou todas e não deixou Nadal abrir a vantagem, para piorar, logo no game seguinte o suíço quebrou o saque do espanhol e fez 4-2, com essa vantagem, Federer seguiu confirmando o saque até fechar o 4º set em 6-3

5º set - E Nadal tava aguentando bem demais, para quem duvidou dele ta aí, firme e forte fisicamente. Federer foi sacar no 4º game do 5º set, e o placar de 2-1 para Nadal, foi aí que começou tudo se encaminhar para o 1º título de Nadal em Melbourne, Federer teve seu saque quebrado com uma direita na rede e Nadal abriu 3-1 e confirmou seu saque e abriu 4-1. Federer sabia que só estava uma quebra atrás então tratou de confirmar seu saque e diminuir para 4-2, Mas Nadal confirmou seu saque de novo com maestria e fez 5-2, e Nadal estava voando e o jogo já tinha mais de 5h de duração, da onde vinha tanta raça e força assim? Ele tirava forças do Coração é a única explicação. Federer sacou em 5-2 salvou um match point, mas Nadal logo em seguida teria o 2º Match point e não desperdiçou  Rafael Nadal de maneira impressionante derrotou Roger Federer e o cansaço existiu sim, mas a raça dele foi maior.

Ao fim do jogo, na premiação, Federer chorou e disse  com lágrimas rolando que não conseguia, não conseguia bater o espanhol. Federer tenista genial e fantástico não conseguia ganhar, Rafa tira do coração e nenhum tenista sabe fazer isso, se nada der certo ele luta com a alma e hoje não tem nenhum esportista que seja parecido com ele, estilo de jogo de Rafa fosse de outro tenista, fatalmente o tenista não estaria nem entre os 20 primeiros, mas o coração e a raça do Nadal ninguém tem e isso muitas vezes supera a genialidade, como no caso do Federer.


 

Por: Derick Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário