domingo, 27 de janeiro de 2013

Seja paciente: Agassi em Nadal

RAFAEL Nadal – o homem que sua falta é extremamente sentida no Aberto da Austrália deste ano – que deve precisar do ano de 2013 inteiro para se aproximar do seu melhor, de acordo com um grande do tênis, Andre Agassi, que se baseou em seu próprio histórico de lesões para prever um longo caminho de volta ao espanhol.

Nadal tinha planejado o seu retorno de uma lesão em Melbourne, até que um vírus no mês passado, o colocou atrás quanto ao seu retorno. Ele agora está visando voltar no próximo mês no Brasil Open, que será a primeira vez que ele joga desde Wimbledon no ano passado.

A ausência de Nadal no segundo semestre do ano o custou um monte de terreno em termos de pontos no ranking, e se ele puder novamente com Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray, isso ainda continua a ser visto.

Agassi, que sucumbiu a lesões e desceu muito durante parte de sua carreira, disse que Nadal pode ter que esperar até o Aberto da Austrália no ano que vem, para visar um retorno ao topo, mesmo considerando que o canhoto recuperou a sua boa condição física.

“Eu acho que seja qual for o tempo que você ficou fora do jogo, você precisa do dobro desse tempo para ficar totalmente onde estava quando saiu, essa é a minha experiência”, disse Agassi no sábado.

“Se ele voltar no primeiro semestre do ano, você não vai vê-lo em sua melhor forma, historicamente falando pela minha experiência, até esse mesmo torneio do próximo ano.”

Agassi encorajou Nadal a ser paciente em seu retorno, já que ele se baseou em sua própria experiência de ter caído muito quando sofreu lesões em meados da década de 1990, até que ele acabou uma seca de quatro anos sem ganhar um título de Grand Slam, ao vencer Roland Garros em 1999.

“Meu objetivo quanto estava em 141 (no ranking) não era voltar ao número 1, minha meta era fazer a única coisa que eu sabia e que poderia fazer: ser melhor hoje do que ontem e ser melhor amanhã do que sou hoje”, disse Agassi.

Um jogador como Nadal pode se espelhar no argentino Juan Martin Del Potro, cujas batalhas com uma lesão no pulso significou para ele cair da quarta colocação no início de 2010 para uma posição baixa como o número 485 no ranking antes de ele terminar 2011 como o jogador número 11.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário