Tenisbrasil começa nesta quarta-feira a retrospectiva das últimas cinco edições de Wimbledon. Até o próximo domingo, uma série de matérias relembrará os principais fatos recentes do Slam disputado na grama britânica.
Em 2008, o torneio masculino teve uma final considerada por muitos a melhor partida de tênis da história. Após perder duas decisões seguidas para Roger Federer, Rafael Nadal enfim conquistou seu primeiro Slam fora de Paris.
A primeira grande baixa na chave masculina aconteceu na segunda rodada, quando o russo Marat Safin eliminou o então número 3 do mundo Novak Djokovic na segunda rodada em sets diretos. Cabeça 6, Andy Roddick também decepcionou e perdeu para Janko Tipsarevic, enquanto Maria Sharapova, terceira pré-classificada, foi surpreendida pela compatriota Alla Kudryavtseva.
Federer e Nadal caminhavam sem muitos problemas em direção à final, assim como Serena e Venus Williams. A sensação do início da segunda semana foi Andy Murray, cabeça de chave 12, então com apenas 21 anos. O britânico enfrentou Richard Gasquet nas oitavas de final e viu o francês sacar para o jogo no terceiro set, mas conseguiu uma incrível virada por 5/7, 3/6, 7/6 (7-3), 6/2 e 6/4 para chegar às quartas de um Slam pela primeira vez.
Além de Sharapova, as outras integrantes do top 4 pararam antes das quartas de final (feito inédito na Era Aberta): Ana Ivanovic, Jelena Jankovic e Svetlana Kuznetsova. Além das irmãs Williams, chegaram a essa fase Elena Dementieva, Tamarine Tanasugarn, Agnieszka Radwanska, Jie Zheng, Nicole Vaidisova e Nadia Petrova.
Zheng avançou para a semifinal e tornou-se a primeira chinesa a fazer semifinal de Slam. No entanto, ela não foi páreo para Serena. Venus também confirmou a vaga na decisão ao bater Dementieva. As irmãs duelaram pelo troféu do All England Club pela terceira vez e Venus levou a melhor, conquistando seu sétimo e último troféu de Slam.
Entre os homens, Safin continuou sua grande campanha e foi à semifinal como número 75 do mundo. Federer bateu Mario Ancic e Nadal atropelou Murray. A última vaga da semifinal ficou com Rainer Schuettler, que venceu o francês Arnaud Clement por 8/6 no quinto set, em partida disputada em dois dias por causa da chuva. O suíço e o espanhol venceram os jogos de semifinal em sets diretos.
Até o dia 6 de julho de 2008, havia a dúvida sobre a capacidade de Nadal de ganhar um Slam além de Roland Garros, ainda mais depois de tentativas frustradas em 2006 e 2007. O espanhol entrou determinado a não deixar mais uma oportunidade passar e venceu os dois primeiros sets por 6/4.
Federer liderava o terceiro set por 5/4 quando ocorreu a primeira paralisação por chuva. Quando os jogadores voltaram, começou o show de jogadas espetaculares, vontade, garra e emoção da torcida, cenas que marcaram o jogo na memória de todos os espectadores. O suíço venceu o terceiro e o quarto set em tiebreaks muito disputados e forçou o quinto, levando o público à loucura.
Mais uma parada por chuva trouxe a incerteza sobre a suspensão do jogo, já que a luz natural deixava aos poucos a quadra central. No entanto, o ritmo do jogo no quinto set foi extremamente intenso e ninguém queria interromper a sequência de incríveis jogadas produzidas pelos dois jogadores.
Nadal acabou vencendo por 6/4, 6/4, 6/7 (5-7), 6/7 (8-10) e 9/7 em 4h38 e mordeu o troféu britânico pela primeira vez. Um mês depois, o espanhol estrearia na liderança do ranking. Nadal foi o primeiro a vencer Roland Garros e Wimbledon no mesmo ano desde Bjorn Borg e impediu o sexto título seguido de Federer no All England Club.
Campeões de Wimbledon em 2008:
Simples masculino: Rafael Nadal (ESP)
Simples feminino: Venus Williams (EUA)
Duplas masculinas: Daniel Nestor (CAN)/Nenad Zimonjic (SER)
Duplas femininas: Venus Williams/Serena Williams (EUA)
Duplas mistas: Bob Bryan (EUA)/Samantha Stosur (AUS)
Juvenil masculino: Grigor Dimitrov (BUL)
Juvenil feminino: Laura Robson (GBR)
Fonte: http://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/20635/Wimbledon-2008-Nadal-triunfa-em-final-historica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário